Guia em português sobre o Edmodo

Uso o Edmodo desde 2011. Interessava-me dispor de soluções online para estabelecer novos modelos de aula, contemplando as formas de interatividade e comunicação que passaram a fazer parte da vida dos adolescentes. O Edmodo atende o que se precisa para gerir uma sala de aula. Sua interface é funcional e foi desenhada a partir da experiência dos professores. Sua plataforma é segura e permite aos educadores aproveitar o potencial da mídia social para personalizar suas aulas de acordo com a singularidade de cada aluno. Fiz experiências com o Facebook e testei uma série de plataformas LMS. O Facebook é muito atrativo aos alunos, todavia, por não ser desenhado para a educação, é mais complicado criar um ambiente adequado para trabalhar com a sala de aula. Ainda que se tome as providências para proteger a privacidade dos usuários, através da criação de contas institucionais para professores e alunos, grupos fechados e páginas temáticas, não dispomos de ferramentas de avaliação, como caderno de notas, e relatório de desempenho, nem de gerenciamento de conteúdo, como uma biblioteca virtual e um sistema de armazenamento de tarefas e exercícios, importantes ao trabalho com a classe. 
No Colégio Joana D’Arc, onde trabalho, o Edmodo vem sendo usado desde meados de 2012. Tarefas que podem ser feitas exclusivamente em ambiente digital, como exercícios de recuperação, também são realizadas no Edmodo, possibilitando ao professor otimizar seu tempo presencial com os alunos. Com os alunos do Ensino Fundamental, fazemos um trabalho de Cidadania Digital antes que criem suas contas na plataforma. O objetivo é introduzir noções de convivência online, respeito à privacidade, prevenção ao bullying etc. De forma gradual, o Edmodo tem possibilitado aos professores combinar abordagens online junto com os recursos da sala de aula tradicional. 
Além do Joana D’Arc, participo de um projeto de experimentação em Ensino Híbrido, promovido pela Fundação Lemann, onde também estamos utilizando o Edmodo. Nesse projeto, um grupo de professores provenientes de diferentes escolas têm colocado em prática modelos de ensino como a Aula Invertida e a Rotação por Estações, com o objetivo de identificar as estratégias passíveis de serem implementadas na grande maioria das escolas públicas brasileiras. 
Por fim, em 2013 entrei para a equipe de embaixadores do Edmodo, um grupo de educadores que atua em conjunto com a equipe de suporte da plataforma, acompanhando comunidades e grupos de professores, testando novas funcionalidades e desenvolvendo ações para promover o bom uso dos recursos da plataforma. 
Aos interessados, temos um guia introdutório ao Edmodo em português, confira:
 

 

Tags:

Comentários

Comentário: 

Olá professor, gostaria de saber se a pagina do Edmodo fica totalmente traduzida para o Português ou não. Minha duvida: Acessei para cadastro para conhecer e não fiz a mudança de linguagem no início,após abrir a minha conta,conheci esse site e acompanhei o tutor,mas mesmo mudando o idioma no final da página, continuo com toda a página em Inglês! tentei reiniciar, não é possível. O processo é assim ou toda a página fica traduzida? o que preciso ou posso fazer se puder melhorar?
Gostei das explicações e da plataforma!

Comentário: 

Prezada Maria Cristina,
Você pode mudar o idioma da página a qualquer momento. Em seu caso, limpe seus dados de navegação, atualize o navegador e faça o procedimento novamente.
A plataforma ainda não fica 100% traduzida, mas há uma equipe trabalhando nisso.
Obrigado pelo comentário!
Rodrigo

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA

This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.

Pesquisar

Formulário de busca

Google Ad